Celebration Grama Senepol 2020

Dias 04, 25 e 26 de Agosto – 20h30 (Canal Rural)



Compartilhe nossa página

Sobre o Leilão

 

A Grama em Rede

A nossa presença em mídias para estar mais perto de você!

 

De que adiantaria trabalhar, selecionar e investir em tanta tecnologia, se não fosse para compartilhar os resultados com o mercado, em prol do desenvolvimento da pecuária? Foi pensando nisso que a Grama Senepol, desde o princípio, passou a criar mecanismos de divulgação que encurtassem as distâncias, que na verdade são imaginárias.

Começou colocando o Senepol em evidência na televisão e foi ampliando seu broadcast investindo em todas as mídias e canais, a fim de propagar ações que fazem a raça se consolidar no Brasil. Nos tempos mais modernos, passou a ocupar um lugar de destaque nas redes sociais.

São números surpreendentes de alcance das publicações da Grama no Facebook, Instagram e no YouTube. As redes sociais da Grama funcionam como um canal direto, dinâmico e de fácil comunicação com o mercado agropecuário. Seja promoção, convite, informação ou qualquer tipo de divulgação, o importante é saber da aceitação desse conteúdo em diversos públicos.

 

Conheça nosso modelos de Parceria

Seja nosso parceiro e tenha acesso a uma genética diferenciada e com alta qualidade!

 

Como a parceria está no DNA da Grama, quem produz conosco ganha a mesma abrangência e visibilidade, graças ao trabalho de divulgação das nossas equipes de comunicação. A possibilidade de alcançar o mercado se estende para quem estabelece sociedade conosco em três modalidades:

Por trabalharmos com Senepol desde a introdução da raça no Brasil, da produção à comercialização, são muitas as vantagens de ser um parceiro da Grama: temos produtos diferenciados, todos avaliados, qualificados e com muitas chancelas antes da venda. Além do que esse processo nos rendeu experiência e credibilidade em um mercado exigente, que reconhece esse esforço de excelência no que disponibilizamos. Nosso e dos nossos parceiros. Siga a Grama Senepol nas redes e seja nosso parceiro.

 

Tecnologia em Evolução

Investimento e modernidade permitiram o nosso avanço genético constante

 

Ao adotar as mais modernas e precisas formas de avaliação e medição das principais características econômicas em pecuária de corte, a Grama Senepol deu um salto gigantesco no seu melhoramento genético ao longo desses 20 anos de seleção, através de tecnologias que permitiram a multiplicação apenas de genética qualificada.

Em 2009 criou o programa Safiras do Senepol para avaliar novilhas, incorporou na sua estrutura a mesma prova para os machos jovens, denominada Topázio do Senepol, realizando ambas no Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG.

Aos mais tradicionais e confiáveis sistemas de avaliação incorporou os mais modernos métodos de identificação de indivíduos superiores, antes mesmo de nascerem os produtos programados nesse processo de melhoramento. Primeiro porque abraçou a genômica como ferramenta que dá velocidade e segurança no caminho a seguir, segundo porque alguns sistemas inovadores são usados para permitir esse progresso, graças às parcerias firmadas com empresas e instituições que alicerçam esse trabalho.

O mais recente deles é o da Progênie, que otimiza os acasalamentos através de um sistema matemático, que leva em conta os dados do Geneplus, passando pela genômica até a avaliação visual. A empresa transforma com o seu sistema o problema que é saber qual o melhor acasalamento em um programa que maximiza o índice genético de seleção da fazenda nos produtos que vão nascer.

Dá para controlar tudo, evitando restrições como dupla musculatura e pelo, consanguinidade, que você estabelece até que grau é permissível, e o sistema dá três opções de touros para utilização pelo grau de indicação que o próprio programa estabelece”, explica Maurício Borges, da Progênie.

Para o primeiro semestre de 2020, foram elencados 24 touros que serão utilizados, mas as opções são crescentes conforme o tempo vai passando. “Vão surgir novas demandas para otimizar o acasalamento e a Grama já tinha feito um estudo sobre isso conosco alguns anos atrás, agora essa nova implantação leva tudo em conta, até a escolha da morfologia, pelagem, cor, frame, umbigo, além dos índices de avaliação e os marcadores moleculares”. Segundo Maurício Borges, no caso da consanguinidade, essa otimização em breve será ainda maior com o uso das informações genômicas de touros e doadoras da Grama. “O pedigree, por si só, dá uma consanguinidade estatística, esperada, mas a genômica dá a certeza do caminho seguro por causa do número de marcadores”.

 

Reprodução

 

Foi com um volume de informações muito precisas que se construiu o sucesso das provas do CQG. O Safiras ganhou cada vez mais consistência com as quase 3 mil fêmeas jovens já qualificadas e a evolução continua.

Como técnico de campo, estou impressionado com a evolução do Safiras em dez anos, saltando de 50% para 90% o número de fêmeas jovens ciclando, isso é fruto da seriedade e critério”, afirma Luiz Fernando Paupério Júnior, da Tec Gen, responsável pela avaliação de escore do trato reprodutivo e população folicular das fêmeas.

No caso dos machos, a mesma precocidade sexual se verifica no exame andrológico, dividido em duas etapas. Primeiro, a análise física do sêmen. Depois, a parte morfológica, que detecta a ausência de patologias no espermatozoide, que coloquem em risco a fecundação. “Mesmo em repouso sexual durante a prova, os tourinhos mostram alta libido e muita qualidade no sêmen, provando eficiência e potencial produtivo maiores a cada ano”, afirma Luciano Aranha, da S+.

 

Consumo

 

Toda pesagem dos animais é feita sem interferência do homem, no acesso aos bebedouros eletrônicos que medem eficiência hídrica, outro pioneirismo da Grama. O consumo de alimentos também é medido automaticamente no sistema Intergado, que pesa a comida quando o animal entra e quando sai do cocho eletrônico.

A Grama foi pioneira na adoção dessa tecnologia para avaliação de eficiência alimentar, que aponta quais animais podem ser mais rentáveis”, lembra Marcelo Neves Ribas, da Intergado. “A prova cresceu e aumentou proporcionalmente o número de informações, o que gera mais segurança na hora de escolher um touro”. Ainda mais em um tema que responde por praticamente 70% do custo de produção, a nutrição, que no CQG tem a responsabilidade dividida com a Coan Consultoria. “É uma prova completa, em que se analisam todas as características produtivas relacionadas ao animal e sua capacidade de transferir isso para suas progênies, no caso da nutrição com informações que estão dentro da realidade da nossa pecuária”, explica Rogério Coan, que formula a dieta fabricada na própria Grama.

 

Carcaça

 

O desenvolvimento satisfatório de cada animal, macho ou fêmea, durante a prova se confirma na avaliação de carcaça por ultrassonografia. “Mais mensurações que o CQG disponibiliza na comparação entre os animais não existe”, comenta Liliane Sugisawa, da DGT-Brasil, responsável por essa avaliação no Safiras e Topázio. “O uso de tecnologias cada vez mais modernas e a inquietude no processo de melhoramento genético que se busca nesses programas contribuem muito para dar um norte cada vez mais preciso para os criadores e as informações de carcaça, notadamente o marmoreio, vão impactar cada vez mais na rentabilidade da pecuária nacional”.

Junto a tantos dados estão as notas da avaliação visual, com Rodrigo Bonilha, do Geneplus. “A estrutura toda tem um respaldo de informações que dá segurança aos dados, tira a subjetividade da avaliação e dá precisão ao resultado que uma genética pode gerar e isso é uma grande ferramenta para a tomada de decisões”, enumera.

 

Índice

 

O compilado de tanta informação vai para uma etapa final de análise por parte dos técnicos do Geneplus, da Embrapa, programa responsável por gerar os rankings de Safiras e Topázio.

Gilberto Menezes, que está à frente do processo, lembra que um touro pode ser pai de 40 a 50 bezerros por safra em sistema de monta natural e que esse número sobe demais nos programas de FIV e TE. “Por isso, é fundamental medir com precisão como o Topázio faz, para identificar os indivíduos que podem oferecer a capacidade de produzir com eficiência e qualidade seja no pasto ou no laboratório”, esclarece o gestor do Geneplus. “E essas avaliações servem com muita segurança para o produtor de carne e para o selecionador”.

Ele enaltece o papel do CQG como fornecedor de informações não apenas para proprietários de Safiras e Topázio, mas para a raça como um todo, já que a Grama transferiu para o Geneplus dados armazenados desde o início da prova e compartilhados com a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB- Senepol), para abastecer o seu programa oficial de melhoramento genético.

Foi uma grande contribuição a cessão de tanta informação colhida com muita precisão durante todos esses anos e quem ganha com isso é a raça e a pecuária do Brasil”, conclui.

 

Rumo a novos Recordes

Chegamos aos 7 mil embriões!

 

 

Um dos parceiros que atua no Safiras do Senepol desde o início é a ABS-In Vitro Brasil. O banco de dados da empresa contabiliza índices recordes de produtividade dos animais da Grama identificados no CQG (veja gráficos). É da Grama o maior número de embriões produzidos dentro da raça: chegou nos 7 mil em 2019.

Todos os números das doadoras da Grama são evolutivos e ela se tornou destaque na empresa por causa do melhoramento genético que se busca constantemente no programa”, espanta-se Rodrigo Quelhas, que há quatro anos faz as aspirações na fazenda pela ABS-In Vitro Brasil.

Um dos únicos três criatórios dentro da empresa a registrar média próxima a 13 embriões por doadora/coleta, a Grama tem números totais de doadoras, oócitos produzidos e embriões validados superiores aos outros quatro criatórios destacados na planilha da IVB juntos. Com um fator de conversão que beira os 30%, fica claro o sinal de superioridade genética em um volume de 553 fêmeas trabalhadas em 2019. Números que não param de melhorar. E vem mais este ano.

 

 

Data de Realização

04, 25 e 26 de Agosto
A partir das 20h30 – (Horário de Brasília)
Transmissão: Canal Rural

 

Oferta de

Touros, Doadoras e Novilhas Prenhes

Condições de Pagamento

40 Parcelas
Frete Grátis



Lotes – Em breve


Realização

Patrocínio


Tenho Interesse – Quero Saber Mais

Para esclarecer dúvidas e demais informações sobre o leilão, preencha o formulário abaixo.