Uma Indústria de Genética
CQG Grama Senepol é o berço de doadoras Safiras e touros Topázio
O Senepol cresceu rapidamente no Brasil, na mesma velocidade em que as tecnologias permitiram aos criadores multiplicar essa genética com base nas aptidões produtivas da raça, mas sobretudo na responsabilidade de identificar os melhores animais para serem destinados aos processos de FIV e TE.
Mas quem eram ou ainda são esses indivíduos? É aí que entra a enorme contribuição do Centro de Qualificação Genética Grama Senepol, o CQG-Senepol, que reúne, em uma estrutura montada na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, todas as tecnologias para mensuração e avaliação das principais características econômicas para a pecuária de corte.
A relevância do CQG-Senepol se consolidou na recente publicação da ABCB-Senepol do novo Sumário de Fêmeas da raça, elaborado pelo Geneplus e listando as TOP 100 doadoras da raça pelo Índice de Qualificação Genética (IQG). Essa foi uma forma encontrada pela associação para comemorar os mais de 100 mil animais registrados e reconhecer a importância das mães no rebanho.
Primeiro, a Grama se orgulha de ter a sua genética presente em, praticamente, metade das fêmeas ranqueadas. São 47 doadoras Grama ou filhas e netas do criatório que ajudou a trazer o Senepol para o Brasil e nunca mais parou de selecionar.
Uma demonstração de que a Grama sempre se preocupou em vender qualidade é o fato de 14 dessas doadoras ainda estarem produzindo na fazenda e as outras, na de seus clientes e parceiros, que sempre acreditaram no poder e na precisão das avaliações que o criatório impões ao seu rebanho e ao de criadores que compartilharam a necessidade de encontrar animais de qualidade, para evitar o risco de multiplicar o que não tem valor.
Aí está a importância e a contribuição que deu a esse processo evolutivo da raça, em volume e em qualidade, um programa como Safiras do Senepol. Criado, em 2009, pela Grama, já avaliou mais de 3.300 fêmeas jovens de diversos rebanhos brasileiros, confirmando o norte de seleção que resultou no desenvolvimento da raça.
Foi nessa mesma esteira de melhoramento genético certificado e chancelado por instituições de renome, até mesmo internacional, que nasceu o programa Topázio do Senepol, que passou a identificar touros melhoradores que pudessem ampliar o cardápio de opções para acasalamento de selecionadores que têm como meta manter o aumento da variabilidade genética da raça e assegurar uma excelente produção de animais puros ou rebanhos comerciais com alto valor agregado.
Safiras e Topázio possuem o mesmo rigor de seleção e nível de confiabilidade das informações compiladas pelo Geneplus, que roda os dois programas com base nas características avaliadas para Ganho de Peso, Reprodução, Eficiência Alimentar, Carcaça e Morfologia.
Tudo o que obteve de informação, nesses anos todos de avaliação, foi compartilhado com a Embrapa e repassado fielmente à ABCB-Senepol para abastecer o PMGS. Com tantas famílias identificadas em seu rebanho e bem utilizadas para melhorar cada geração, não surpreendem os números do balanço de produtividade de 2018 da Grama, divulgados pela InVitro Brasil.
Nele, a empresa contabilizou 131 doadoras, que passaram por 281 aspirações em 11 trabalhos, produzindo 14.488 oócitos, dos quais 11.912 viáveis e que geraram 3.629 embriões, com 20 pais diferentes. Estatística que coloca a Grama como criatório líder na produção de oócitos/doadora, no Senepol brasileiro, 20% acima do segundo mais eficiente e 16% acima quando se trata de embriões vitrificados e em média de embriões por doadora. Mais que isso, números que fazem dela a segunda empresa com maior média de oócitos e de embrião por doadora, em comparação com todas as outras raças dentro da InVitro Brasil.
Verdadeira comprovação da eficiência em seleção genética que tanto contribuiu para a expansão da raça, ao ponto de hoje o programa Topázio do Senepol poder fornecer qualificação em touros que saem para o mercado com a garanta de produtividade que só uma genética tão reconhecida pode oferecer. E a próxima oportunidade está no leilão do dia 7 de abril, que disponibilizará 90 reprodutores Topázio, aptos a cumprir o seu papel no campo.
Índice Topázio
7% Peso Final + 17% GPD + 13% CAR + 15% AOL + 15% EGS + 10% Conf. frigorífica + 15% CE + 3% Marmoreio + 5% Racial
